© 2018 por Ana Vidigal.

Ana Vidigal "Bela e Má | solo show

Museu Leopoldo de Almeida  - Caldas da Rainha

Curadoria de Hugo Dinis

13 Julho a 31 Outubro

Bela e Má é o título da exposição que a artista Ana Vidigal (Lisboa, 1960) realiza no Museu Leopoldo de Almeida, nas Caldas da Rainha, entre 13 de Julho e 30 de Setembro de 2019. A artista irá desenvolver uma instalação escultórica original, de grandes dimensões, pensada na relação com o espaço que ocupa, nomeadamente, com as obras do escultor que dá nome ao museu - Leopoldo de Almeida (Lisboa, 1898-1975) -, e na relação com os despojos, ferramentas, mobiliário e outros objectos encontrados nos armazéns adjacentes ao museu e que pertencem ao espólio das fábricas de cerâmica das Caldas da Rainha, em particular, do Bordallo Pinheiro. A esta instalação serão, também, adicionados pequenos apontamentos de objectos e imagens que fazem parte do arquivo pessoal da artista. Ambos os intervenientes, escultor e contexto envolvente, relacionados numa única obra que contém objectos encontrados, colagens, imagens, parecem promover uma visão sobre a totalidade das linguagens sobre as quais a artista se tem debruçado na sua prática artística. Neste sentido, parece já não ser possível discernir e separar o que se trata de pintura, escultura, desenho ou “produção paralela”. Ao complexificar o discurso artístico em questões nebulosas, ao invés de simplificar através da divisão das técnicas artísticas, a obra da artista faz-se numa unidade consistente que permite discutir os diferentes processos de visualização e os seus entendimentos, ou seja, reflectir sobre o que é mostrado ou ocultado e, por isso mesmo, questionar sobre as diferentes visões sociais, culturais, políticas, sexuais, históricas, ou de género. Assim, este projecto torna-se uma oportunidade para rever como os modos de expor e os dispositivos utilizados, através da ideia de revelar pela ocultação, são imprescindíveis para o entendimento das obras expostas. Julho 2019 Hugo Dinis

Studiolo XXI Desenho e afinidades l Group show

Fundação Eugénio de Almeida

De 13 de abril a 29 de setembro de 2019 

Curadoria de Fátima Lambert

Em Studiolo XXI – desenho e afinidades, os artistas conduzem-nos num exercício feliz. Uma caminhada estética é empreendida; traçam-se percursos quietos, onde a contemplação levite e a ação crítica se desencadeie. As obras expostas proporcionam intervalos para fruir a lentidão ou fugacidade, duração ou sofreguidão. Recupera-se o direito de se ver rodeado daquelas imagens-desenho-ideias que enchem o ânimo de lucidez.

Cabra Cega l Group Show

CABRA CEGA

Group Exhibition
Curadoria/Curatorship Tiago Alexandre

A propósito da comemoração do seu segundo aniversário, a Galeria Balcony convidou o artista Tiago Alexandre a apresentar um projecto curatorial de sua autoria. Gostaríamos muito de contar com a sua presença no dia 19 de Setembro, pelas 22h.

On the occasion of celebrating its second anniversary, Balcony Gallery invited the artist Tiago Alexandre to present a curatorial project of his own. We would love to have you with us on 19 September at 10 pm.

Artistas/Artists:

Ana Vidigal, Binelde Hyrcan, Dealmeida Esilva, Fernão Cruz, Horácio Frutuoso, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, Nikolai Nekh, Nuno Nunes-Ferreira, Sara Mealha, Tiago Alexandre Yung, Vera Mota.


19.09.2019 - 22h

Balcony Contemporary Art Gallery

Please reload